Pilha galvanica
Um fator que acelera acentuadamente a degradação de tubos de aço carbono galvanizado e conexões de ferro maleável galvanizado é o chamado “par galvânico” ou “pilha galvânica”. Quando estes materiais são colocados em contato direto com outro tubo metálico de natureza eletroquímica muito diversa em presença de água (como o cobre, por exemplo), surge uma fraca corrente elétrica de baixa voltagem na região de contato desses metais diferentes, como ocorre com uma pilha ou bateria elétrica. Esse processo origina reações químicas de degradação do metal menos nobre, causando corrosão prematura e acelerada na tubulação galvanizada.
Museu Sven Harry Karlsson (Estocolmo)
Igreja de San Giacomo biblioteca Luckenwalde
Cobre é um dos metais mais versáteis. A combinação de propriedades mecânicas, elétricas, térmicas e químicas entre outras dá ao metal uma extensa gama de aplicações, seja na forma pura, seja em ligas como bronze, latão e outras. Os pontos a seguir destacam algumas características.
• Condutividade elétrica: inferior apenas à da prata. Por isso, cobre é o material padrão para condutores elétricos. Entretanto, em linhas de transmissão de alta potência, o alumínio pode ser economicamente mais vantajoso porque, apesar da menor condutividade, tem massa específica também menor, com um resultado líquido a favor. Mas a menor resistência mecânica do alumínio demanda uso de algum meio de reforço como fios de aço.
• Resistência à corrosão: tem boa resistência à água doce, água do mar, soluções salinas em geral, solos, soluções cáusticas e ácidos orgânicos. É atacado por ácidos orgânicos, soluções contendo íons de amônia, halogênios, sulfetos. De forma genérica, pode-se dizer que a resistência à corrosão é boa e, por isso, usado em tubulações para água quente, vapor, circuitos de refrigeração sem amônia, radiadores, condensadores, etc.
• Algumas outras propriedades: é facilmente soldável, não magnético, boa resistência à ação biológica, alta