Construção de um pilha
Escola Básica e Secundária de Barroselas
Data de realização: 9/01/2012 e 12/01/2012
Professora: Lurdes Cunha
Disciplina de Química
2011/2012
Atividade de projeto laboratorial: AP 1
Construção de uma pilha com diferença de potencial determinada
Trabalho realizado por (12º ano):
- Ana Miranda nº3;
- Catarina Ribeiro nº7;
- Eduardo Silva nº13.
Índice
Introdução 3 Objectivos 5 Material 6 Reagentes 6 Frases de risco e segurança 6 Procedimento 8 Cálculos 8 Preparação das soluções 10 Montagem das pilhas: 12 Experiência I1: 12 Experiência I2: 13 Experiência II: 14 Experiência III: 15 Resultados obtidos 16 Experiência I 16 Experiência II: 17 Experiência III: 17 Análise e tratamento dos resultados 18 Discussão dos resultados obtidos/Conclusão 18 Bibliografia 20
Introdução
- No âmbito da disciplina de Química, foi-nos proposta a construção de uma‘pilha’.Mas antes de colocarmos um objecto em funcionamento, a partir da pilha, teremos de realizar duas experiência, anteriores, para percebemos como é que uma pilha funciona quando se alteram as condições, como as concentrações e os elétrodos. Neste suporte teórico vamos explicar a sua construção, os materiais utilizados, as nossas expectativas, e as dificuldades sentidas.
- Aprimeira pilha eletroquímicafoi criada em 1800, por Alexandro Volta, que utilizou discos, chamados elétrodos, alternados de cobre e zinco, separados por algodão embebido numa solução salina. O nome ‘pilha’ advém da sobreposição dos diveros discos de metal e algodão.
- John Frederic Daniell, em 1836, construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada elétrodo ficava numa célula individual, possuindo um tubo, chamado de "ponte salina", que ligava as duas células, aumentando a sua eficiência. Este tipo de dispositivo passou a ser chamado de pilha de Daniell.
- Como Volta verificou, os únicos elementos necessários para originar a