construção das pilhas
As pilhas comuns de uso doméstico (como as alcalinas Duracell) são formadas por quatro componentes principais: 1. Anodo: Eletrodo negativo de "combustível" que contém os eléctrons armazenados que alimentam seus dispositivos. 2. Cátodo: Eletrodo positivo que aceita os eléctrons do circuito externo, permitindo-os circular. 3. Eletrolito: Um condutor que trnasfere a carga entre o anodo e o cátodo dentro de cada célula. 4. Separador: Um material que proporciona uma barreira entre o anodo e o catodo para evitar que ambos se toquem entre si, permitindo ao mesmo tempo a livre circulação da carga.
“Dentro da pilha ocorrem reações de redox. Você lembra o que é?”, questiona. “Reação de redox é aquela em que um elemento perde elétrons e outro ganha. Ou seja, ocorre uma transferência de elétrons, uma corrente elétrica”, explica. “A transferência de elétrons gera energia elétrica”, resume.
Se você examinar qualquer bateria, notará que ela tem 2 terminais. Um terminal está marcado (+), ou positivo, enquanto o outro terminal está marcado (-), ou negativo. Em uma bateria tipo AA, C ou D (baterias normais de lanternas), as pontas das baterias são os terminais. Em uma bateria grande de carro, existem 2 terminais de chumbo.
Elétrons se agrupam no terminal negativo da bateria. Se você conectar um fio entre os terminais positivo e negativo, os elétrons fluirão do terminal negativo para o terminal positivo o mais rápido que eles puderem (descarregar a bateria muito rápido pode ser perigoso, especialmente com baterias grandes, então não o faça). Normalmente, você conecta algum tipo de carga para a bateria usando um fio. Esta carga pode ser algo como umalâmpada, um motor ou um circuito eletrônico, como um rádio.
Dentro da bateria, uma reação química produz os elétrons. A velocidade da produção de elétrons por esta reação química (a resistência interna da bateria), controla quantos elétrons podem fluir entre os terminais. Os elétrons fluem da bateria para