8 PRINCIPIO DA QUALIDADE
Com o aumento da demanda aquecimento da economia, as indústrias brasileiras vem cada dia mais investindo na melhoria de seu processo como um todo. A automatização de seus processos o envolvimento da qualidade. Um estudo realizado em 260 empresas, para saber o nível de implantação e do sistema CIM nas industrias brasileiras das régios sudeste , sul e nordeste, fez um comparativo dessas empresas.
A pesquisa ressalta que as regiões sudeste e São Paulo tem maior incidência de automação do que o restante do Brasil, as diferenças encontradas entre as regiões, principalmente entre o sul e sudeste não são grandes na maior parte das funções do modelo( Y)
Modelo Y desenvolvido por Scherer em 1993
É uma série de tecnologias que produzem ferramentas de auxílio às atividades de planejamento e implementação do sistema de produção.
A empresa do Nordeste aparece com um índice de automação maior do que as demais regiões ( o que pode ser explicado por uma maior existência de empresas de processos contínuos no parque industrial da Bahia).
A empresa abordada pelo grupo tem um baixo nível de automação. O processo de fabricação é linear dividido por 3 blocos, são montagem , processo de clonagem e por fim embalagem.
A ideia e automatizar todo o processo interligando as três etapas , eliminando gargalo e perdas durante os processo de fabricação de computadores , tendo maior produção e menor congelamento.
A implementação tem um custo médio, onde as perdas somadas pelo processo atual pagaria em 6 meses com a implementação da automação.