Sujeito construtor e construído
1 INTRODUÇÃO
A relação educador – educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um individuo mais experiente, por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
2 DESENVOLVIMENTO
A relação entre professor - aluno não deve ser uma relação de imposição, como era até pouco tempo atrás, mas sim uma relação de respeito, cooperação e crescimento. O aluno tem que se considerar ativo na construção do seu conhecimento e é papel do professor proporcionar isto, através da interação entre professor – aluno e aluno – aluno. Os ensinamentos em sala de aula devem ter um sentido, nada que se aprende sem sentido tem valor, então o aluno deve entender que a sociedade é fruto de sua ação enquanto ser social, que ele não é mero agente passivo na sociedade, mas sim um agente transformador e construído da sociedade. Trabalhar com os alunos usando murais educativos, colocando neles os trabalhos desenvolvidos por eles em sala de aula, usando sempre os conteúdos vistos em sala de aula e temas atuais e datas comemorativas essas atividades podem ser desenvolvidas por alunos de 6 a 10 anos, ou seja, do 1º ao 5º ano.
3 CONCLUSÃO
Resta ao professor procurar compreender a cada aluno fazendo um experimento em quais possíveis avaliações há temor, assim o educador poderá trabalhar em cima deste impedimento sendo além de tudo um importante ajudante no futuro dos seus alunos, sabendo que todas as ações sendo boas ou não, irão refletir significativamente entre a sociedade em que está inserido.
A educação tem como função primordial a construção de identidades autônomas, e a escola é o