Sujeito construtor e construido pela sociedade
INTRODUÇÃO
Formar o cidadão é dar as orientações básicas de respeito e de condição social. A condição social é que faz o cidadão. É conscientizar e para isso é fundamental a escrita, a leitura, a compreensão do mundo. Através da educação, o aluno vai saber conhecer os seus direitos, as suas obrigações e saber respeitar o próximo. Saber ser gente. Para auxiliar tal desenvolvimento, trago neste trabalho uma atividade para crianças das séries iniciais de 1° à 5° ano.
sUJEITO construtor e construido pela sociedade
O verbo ensinar, proveniente do latim insignare, significa marcar com um sinal, procurar a vida, desvendar e despertar para o conhecimento.
A ação de ensinar contém duas extensões. Uma ação é a intenção de ensinar, outra é a aferição do resultado, sendo assim, mesmo com a maior intenção de ensinar se o aluno não se apropria do conteúdo ensinado, a ação “ensinar” não se efetivou, pois a concretização da meta pretendida não foi alcançada, logo não se concretizou a aprendizagem. Esse termo engloba então a ação de ensinar por parte do professor, e a ação de apreender (assimilar mentalmente, entender, compreender) por parte do aluno, como uma sociedade cooperativa e intencional para atingir a finalidade da construção do saber consciente, crítico e reflexivo, no enfrentamento não só da constituição da aprendizagem, mas também da reconstrução desses mesmos saberes, dentro da sociedade globalizada que muda a todo instante. Ao focalizarmos a educação como instrumento de formação da cidadania, através do trabalho desenvolvido na escola, temos a clareza de que a escola sozinha não dá conta da tarefa de formar o cidadão, uma vez que a formação da cidadania vai além de seus muros. Ela é forjada no dia a dia das relações dos indivíduos e no conjunto das organizações da sociedade, a exemplo dos movimentos sociais que têm apresentado contribuições relevantes nesse processo. Para que a