Carreira e profissão no serviço público brasileiro
Trabalho apresentado junto ao Curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito parcial para aprovação na disciplina Seminário Temático: Carreira e Profissão no Serviço Público Brasileiro.
Qual será o caminho para a Administração Pública que continuará a existir? Foco em resultados? Ampliação do atendimento à sociedade?
Em meio à era tecnológica em que vivemos e o papel da globalização nas economias mundiais, o caminho que a Administração Pública trilhará, sem dúvida, é o caminho da modernidade com enfoque em resultados e com maior abrangência de atendimento à sociedade. Hoje encontramos com mais facilidade e transparência, por exemplo, leis, decretos, portarias, remunerações de servidores, etc, em sites estatais com o objetivo de transparecer à sociedade os atos e fatos que ocorrem na Administração Pública atendendo ao princípio da Publicidade e Eficiência.
Muitos servidores ingressantes possuem qualificação e capacitação à altura do que se espera da Administração Pública (entusiasmo, proatividade, experiência, conhecimento teórico), mas por vezes acabam decepcionados pela dinâmica e cultura do serviço público. Como citado no quinto capítulo de nosso fascículo existe a necessidade de “reensinar” as tarefas aos servidores públicos através de capacitação, desde aquelas tarefas consideradas mais simples e de acordo com Flores Filho (2009) no Estatuto do Servidor Público Civil no Brasil, o artigo 20 aborda que, para a contratação o servidor está sujeito a um período de experiência em que são consideradas como critérios de análise de desempenho baseadas em assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade, não sendo consideradas habilidades de cooperação, sociabilidade e experiências práticas vividas. Ou seja, percebe-se que ainda não há nos critérios de contratação e gestão de recursos humanos considerações que relevem