Serviço social contemporâneo
Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia,
Tutora Presencial: Telma Bonaparte
Tutora à Distância: Débora Geraldi
Campinas, 14 de Junho de 2012.
Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 1
Introdução
O presente trabalho é iniciado com uma entrevista feita com quatro profissionais do Serviço Social buscando saber quais foram as principais mudanças na área de atuação, se foi fácil ingressar no mercado de trabalho após a formação, qual o ano de formação e se o curso correspondeu às expectativas dos entrevistados.
Em seguida fizemos uma analise dessas respostas junto à matéria estudada, buscando assim compreender a relação da prática com a teoria e as mudanças do mercado de trabalho.
Após organizarmos esses dados transformamos em um relatório contendo as informações obtidas sobre o campo profissional, discussões do grupo quanto às entrevistas e as principais mudanças apontadas no mercado de trabalho do Serviço Social.
Na terceira etapa fizemos um relatório sobre do Projeto Profissional de 1980 e suas bases legais e teóricas e sobre o Serviço Social e os limites da aplicação do direito.
Questionário
1. Qual é o seu nome? 2. Qual o ano e o local de sua formação? 3. Foi fácil encontrar vagas no inicio de sua carreira? 4. Quais foram as principais mudanças que você notou no campo de trabalho da época de sua formação até hoje? Melhorou ou piorou? 5. Qual é a sua área de atuação? Fale um pouco sobre ela. 6. Sua profissão correspondeu as suas expectativas na escolha pelo Serviço Social? 7. Como você vê o Serviço Social?
1ª Entrevistada
1. Qual é o seu nome?
Eliete Cecília C. Hyppolito.
2. Qual o ano e o local de sua formação?
Me formei em 1988 na Faculdade de Serviço Social de Piracicaba.
3. Foi fácil encontrar vagas no inicio de sua carreira?
Não tive dificuldades, logo após me formar consegui emprego em uma Indústria, pois tinha feito estágio em Empresa durante o