Teoria geral do estado
Nação e Estado. Conceito de Nação, população, povo e raça. Conceito de Estado.
Não raras as vezes ouvimos nos noticiários torcedores de grandes times de futebol referindo-se à própria torcida como “nação”.
Fala-se em “nação rubro-negra”, “nação corintiana”, “nação azul” e assim por diante.
O conceito de nação e a sua relação com o Estado é de relevante interesse à Teoria Geral do Estado.
É certo que a sociedade é peça fundamental à existência do Estado, e a compreensão do conceito de nação em suas várias concepções é de fundamental importância.
CONCEITO DE NAÇÃO
Dando início aos posicionamentos pertinentes ao conceito de nação e sua relação com o estado tem-se que a o significado da dessa palavra foi sintetizado pelo autor Frances Hauriou, que assinala que nação é:
“um grupo humano no qual os indivíduos se sentem mutuamente unidos, por laços tanto materiais como espirituais, bem como conscientes daquilo que os distingue dos indivíduos componentes de outros grupos nacionais”[1]
Voltando a ilustração das torcidas dos times de futebol que trocemos no início desta explanação podemos vislumbrar que a definição de nação é simples e se traduz basicamente em indivíduos que estão unidos por questões subjetivas (no nosso exemplo a paixão pelo mesmo time) ou questões materiais (que pode ocorrer no nosso exemplo se supormos que muitos torcedores organizam-se em torcidas organizadas). Essa união dos indivíduos os distingue, os caracteriza e faz com que sejam identificados como grupo.
É claro que a comparação de nação a uma torcida de futebol é grotesca mas serve para ilustrar o tema e nos remete à compreensão do elemento indispensável à compreensão do que vem a ser a nação que é justamente o elemento ou elementos que promovem a unidade entre pessoas que acabam se organizando em entes políticos e Estados dando objeto de estudo de nossa disciplina.
Desta forma a nação pode ser entendida como união de pessoas