Banco de dados
Campo: é a unidade básica formadora de um registro. Constitui a célula da informação. É a menor porção de um arquivo que pode ser referenciada por um programa. * Cada campo possui NOME, TIPO e TAMANHO.
Registro ou Tupula: é constituído por um conjunto de campos valorados (contendo dados). Consiste na unidade de armazenamento e recuperação da informação em um arquivo. * Geralmente, os registros de um arquivo possuem um formato padrão (layout), definido pela sequência, tipo e tamanho dos campos que o compõem. * Algumas linguagens de programação permitem a criação de registros com layouts diferentes em um mesmo arquivo, recurso este que é utilizado.
Tipos de Dados:
Numérico (Inteiro ou fracionário): Armazena somente números; Pode conter casas decimais; Pode ser utilizado em operações matemáticas;
Char ou String: Pode armazenar letras, números e caracteres especiais;
Date: Armazena datas fazendo consistência automática;
Varchar: Armazena textos em formato livre.
O que é um Arquivo?
- Um arquivo é uma coleção de REGISTROS do mesmo tipo, ou seja, referentes a um mesmo assunto e com o mesmo formato padrão (layout). Constitui o componente do sistema no qual são armazenados os dados, que combinados através dos programas, servem de base para a geração da informação desejada pelo usuário, através de relatórios e consultas online.
PK: é o identificador único de um registro em um arquivo. Pode ser constituída de um campo (CHAVE SIMPLES) ou pela combinação de dois ou mais campos (CHAVE COMPOSTA), de tal maneira, que não existam dois registros no arquivo com o mesmo valor de chave primária. Em regra, todo arquivo deve possuir uma chave primária, que permita a identificação inequívoca do registro, especialmente, para dar maior consistência aos processos de inclusão, alteração e exclusão de dados. Para que não ocorra duplicação, campo que compõem a PK deve ser do tipo NOT NULL (Preenchimento obrigatório).
Chave