Gêneros textuais e narrativos
SANTA BÁRBARA D´OESTE
PEDAGOGIA
1º SEMESTRE
Leitura e Produção de Texto
Atividade Prática Supervisionada- ATPS
Professor: Wellington Aires da C. Pereira
Andrea Martinelli RA:7023522120
Angélica Muriel Pascon RA: 6685388590
Larissa Batista Fermino RA: 6271213403
Mônica Cristina Favaro RA: 6662442416
Rosali C. S. de Olivera RA: 6628343836
Santa Bárbara D´Oeste, abril de 2013.
Coesão Textual
Um texto é produzido através dos sentidos das palavras que se unem a um contexto de informação o qual será interpretado pelo leitor. Para a construção de um texto são necessários elementos que darão sentido, continuidade e sequência, para a formação do sentido cognitivo do texto.
Essas características podem ser denominadas como coesão textual, segundo Halliday & Hasan (1976), a coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente da de outro. Um pressupõe o outro, no sentido de que não pode ser efetivamente decodificado a não ser por recurso ao outro. Em um texto há vários recursos coesivos, os quais listaremos a seguir:
Coesão por Referência: É um meio de citar um elemento, já existente no texto, utilizando os pronomes pessoais e possessivos - Referência Pessoal; pronomes demonstrativos e advérbios indicativos de lugar – Referência Demonstrativa; e por meio de identidades e similaridades – Referência Comparativa, para este fim.
Pronomes Pessoais: eu, tu, ele, nós, etc.
Pronomes Possessivos: meu, seu, nosso, etc.
Pronomes demonstrativos: este, esse, aquele, etc.
Advérbio de lugar: ali, aqui, lá, etc.
Exemplos:
“Nessa idade, elas deveriam estudar e brincar. É na brincadeira que a criança exercita a fantasia e a criatividade. Isso faz com que ela tenha uma condição intelectual melhor no futuro” (Maria Benedito (psicóloga) Folha de São Paulo). (Referência Pessoal)
A chuva caiu forte e molhou tudo. Mas não como na outra casa. (Referência Comparativa)