Sujeito construido e construtor
Para que o aluno se compreenda como construtor e construído pela sociedade, é necessário que ele entenda que sua participação nela é importante. É preciso também que ele interaja e participe no meio social e ainda busque sua autonomia. Isto pode e deve ser motivado pelo professor que é o mediador neste processo, para que o aluno alcance o conhecimento necessário. Este aluno precisa ser envolvido em atividades que o leva a criticar, questionar e pesquisar, chegando assim à suas próprias conclusões. Ser crítico é um ponto de partida muito importante para este aluno ser considerado um ser atuante.
É fácil aceitar as normas impostas pela sociedade, pois desde que o indivíduo nasce, já está sujeito a elas, mas se ele apenas aceita e não questiona, pode estar colocando em risco, algo muito importante: a sua liberdade. Sem este questionamento, o individuo nunca chegará a um esclarecimento, e uma pessoa não esclarecida, nunca irá se opor a situações que podem lhe ser prejudicial. Por exemplo: Este indivíduo pode deixar de usufruir de seus direitos por não cumprir seus deveres com a sociedade. Isto acontecendo, tanto a sociedade quanto ele, podem sair prejudicados. Para que isto não aconteça, entra o papel do educador trazendo conhecimento a seus alunos e motivando-os a conquistarem sua autonomia.
Um exemplo de atividade que pode ser feita em uma sala do ensino fundamental, é fazer com que as crianças se interajam na confecção de uma colcha de retalhos. Neste quadrinho de retalhos, serão colados a foto de cada criança, estas fotos vão demonstrar a importância de cada uma