Policiamento montado: realidade ou utopia?
Introdução
O Policiamento montado está consagrado em países do primeiro mundo, entre eles, Canadá, EUA e Inglaterra, este por sua vez apresentam vantagens no seu emprego, onde facilmente a longa distancia pode-se ver e ser visto em meio à multidão. O homem montado se torna um grande observador, atuando preventivamente ou repressivamente, sempre que necessário. A presença do cavalo exerce grande efeito psicológico, desestimulando a ação de delinquentes, este parceiro vem se destacando por longos séculos, pois sua utilização histórica contribuiu para que o homem obtivesse êxito em suas conquistas, onde é comum nas grandes policias do Brasil o seu emprego, sendo ainda considerado um eficaz instrumento na missão de defender o cidadão e manter a ordem pública.
Conceito
Utopia tem como significado mais comum à ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não lugar" ou "lugar que não existe".
O "utopismo" consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.
Realidade significa a propriedade do que é real. Aquilo que é, que existe. O atributo do existente.
As vantagens do Policiamento Montado
O cavalo, segundo estudos, proporciona o policiamento ostensivo nos mais variados tipos de terrenos e condições climáticas, com grande