Sucessão Empresarial
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SUCESSÃO EMPRESARIAL
Maringá
2013
SUCESSÃO EMPRESARIAL
Trabalho de Graduação do Curso de Ciências Contábeis, para atender a disciplina de COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL do departamento de contabilidade da Faculdade Cidade Verde.
Professor: LUIS CLAUDIO RAGIOTO
Maringá
2013
SUCESSÃO EMPRESARIAL.
É POSSÍVEL FAZER UM SUCESSOR EM VIDA?
De acordo com algumas pesquisas, a sucessão empresarial é necessária, porém muito complexa. Dentre os motivos mais marcantes podemos citar o fator psicológico tanto da parte que comanda, quanto de seus possíveis sucessores, onde as opiniões podem ser afetadas por questão de respeito, medo, insegurança, inexperiência, entre outros.
Itaú – Setubal é responsável por um período de crescimento espetacular na história do banco. Criando o maior banco privado do país e encerrando um reinado de 62 anos do arquirrival Bradesco. Vive um momento particularmente complicado. É justamente nessas horas que executivos como Setubal têm mais valor para uma empresa: com o conhecimento técnico acumulado pelos anos à frente do banco, a experiência de vida necessária para evitar erros simples. Mas Setubal está de saída.
A sucessão no Itaú simboliza um dilema enfrentado por milhares de companhias no mundo. Num momento em que vivemos cada vez mais. Existe uma clara tendência nas companhias: a de aposentar, sim, os mais velhos – só que cada vez mais tarde.
Não há estudos que mostrem quando um executivo está no ápice de sua capacidade. As pesquisas mostram que, em geral, atingimos a melhor fase do raciocínio matemático dos 20 anos aos 30 anos.
Há empresas que precisam da fúria jovem do empreendedor: as grandes inovações e a ruptura em setores carcomidos virão dele. Em outras, a experiência é fundamental para, por exemplo, lidar com conflitos, fazer reestruturações, colocar companhias numa rota de crescimento estável. Há, inclusive, aqueles que passaram