Sucessão Empresarial
Sucessão Empresarial
A sucessão na empresa ocorre por diferentes razões: pode acontecer pela passagem de uma gestão para outra, quando há troca de diretoria executiva ou do board de administração, por exemplo. Em outras oportunidades, pela transferência de gerações. Pode também resultar de derivações empresariais, como é o caso de uma fusão ou aquisição.
A sucessão empresarial familiar em decorrência do falecimento ou da aposentadoria do patriarca ou da matriarca familiar demonstra as características e os desafios da empresa, sensibilizando o participante para o planejamento do processo de sucessão empresarial. Apresenta os principais conflitos e o contexto de governança na empresa familiar, bem como estratégias para construção de um plano de sucessão empresarial e profissionalização da gestão.
O planejamento sucessório empresarial e o processo de sucessão se referem a medidas jurídicas preventivas que, embora visem resguardar o bem estar da empresa familiar, prevendo possíveis conflitos de interesses, desde já cria regras de convivência profissional e familiar entre os proprietários, herdeiros e funcionários, com o escopo de suavizar ao máximo os impactos e as despesas da sucessão e impedir a tão temida falência empresarial.
De 65% a 80% das empresas a nível mundial são familiares, como exemplo da conhecida rede Walmart, já existente há alguns anos.
Conclui-se a importância do planejamento sucessório na sucessão de uma empresa familiar, verificando haver previsões legais no ordenamento jurídico para transferir aos herdeiros uma empresa em situação patrimonial planejada e protegida, buscando cumprir com seu escopo maior, qual seja, o da perpetuação do patrimônio empresarial por várias gerações.
Fonte: administradores.com.br sebraemg.com.br egov.ufsc.br