Plano de Sucessão Empresarial
INTRODUÇÃO À ECONOMIA, TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
VAGNER ................... FIGUEIREDO RA: ...............
DESAFIO PROFISSIONAL PRIMEIRO BIMESTRE
TUTORA EAD: ...................
DESAFIO PROFISSIONAL PRIMEIRO BIMESTRE
CATALÃO - GO
Setembro/2013
INTRODUÇÃO A globalização mundial, o sistema capitalista, os novos padrões de qualidade, as exigências cada vez maiores do mercado e clientes internos ou externos exigem uma constante evolução dos processos operacionais, na busca incessante de custos menores, ganho de tempo, qualidade de vida e aumento das margens de lucros por partes da empresa. Nesse sentido, a administração e gestão da mesma tem se tornado uma ferramenta essencial a sobrevivência das empresas e, portanto, cada vez mais utilizada com intuito de proporcionar informações úteis para aprimoramento do serviço, bem como de controle interno e externo. Para compreensão melhor da atividade proposta, torna-se necessário retornar um pouco na história e compreender que, mesmo tão atual e motivo de estudo e discursos em nossos dias, o modelo de empresa familiar subsiste há séculos. Intimamente ligada à imigração de vários povos e famílias empreendedoras ao Brasil, principalmente no período em que compreende e pós às duas guerras mundiais. Ressalta-se que, este modelo de empresa tem na atualidade uma significativa importância no seio do mercado financeiro. Segundo Oliveira:
Não se pode esquecer, porém, o surgimento de alguns empreendimentos desenvolvidos pelos brasileiros, os quais consolidaram várias empresas familiares de sucesso. Atualmente, as empresas familiares têm elevada representatividade no Brasil e também, no mundo (OLIVEIRA, 1999, p. 21).
Baseando-se no autor acima mencionado, subtende-se que o modelo da empresa familiar ocupa atualmente lugar de destaque na economia do País. Como objeto de estudos e pesquisas a empresa familiar é muito mais complexa