aluminio
Alumínio
Introdução Geralmente é dado a Friedrich Wohler o reconhecimento do isolamento do alumínio, fato que ocorreu em 1827, apesar de o metal ter sido obtido impuro alguns anos antes pelo físico e químico Hans Cristian Orsted. Apesar de o alumínio ser um metal encontrado em abundância na costa terrestre (8,1%) raramente é encontrado livre. Suas aplicações industriais são relativamente recentes, sendo produzido em escala industrial a partir do final do século XIX, chegando na época a ser considerado mais precioso que o ouro. O alumínio é um metal de símbolo Al, branco brilhante, leve, dúctil, maleável, que o ar altera muito pouco e que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de face centrada, característica de todos os elementos metálicos.
Obtenção do alumínio primário.
A Bauxita é um minério encontrado na natureza, nos grupos de climas: Mediterrâneo, Tropical e Subtropical. A bauxita é dissolvida em soda cáustica, filtrada para separar todo material sólido, os cristais obtidos na filtração são secados e calcinados para eliminar a água, nesse processo é obtido o pó branco de alumina pura, enviado à Redução para obtenção do alumínio. Sólido, de densidade 2,7 que funde a 660º C e é um bom condutor de calor e eletricidade. Em estado puro, é bastante mole e maleável. Embora seja muito oxidável, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina. É trivalente em seus compostos, como a alumina Al2O3 ou o cloreto AlCl3.
Passo 2 A figura abaixo representa o processo de obtenção da alumina. O estágio inicial, denominado digestão, envolve, num primeiro momento, a moagem da bauxita, seguida pela digestão com uma solução cáustica de hidróxido de sódio (NaOH), sob temperatura e pressão controladas. A clarificação é uma das etapas mais importantes do processo. Nela ocorre a separação entre as fases sólida (resíduo insolúvel) e líquida (licor). Em seguida, ocorre a