aluminio
O projeto de pesquisa ora descrito versará sobre o tema Alumínio:
As necessidades do mundo atual são muitas e na busca da satisfação dos usuários de produtos, retorno econômico, praticidade, ganho de tempo, confiabilidade, resistências as mais diversas situações de operação, quantidade disponível do metal no globo terrestre, domínio de técnicas de extração, descobertas de tratamentos para melhorar suas propriedades, viabilidade na reciclagem, multiplicidade de aplicações, desempenho sob condições severas, densidade relativamente baixa (quando comparado com outros metais), maleabilidade fantástica, extremamente dúctil, resistente às intempéries do nosso dia-a-dia, ótima condutividade elétrica, grande transmissão de calor, entre outros fazem do alumínio um dos metais mais importantes do mundo moderno.
Analisando os dias atuais, observamos a larga utilização do alumínio em nosso cotidiano, por este motivo, muitas perguntas surgem em nossas mentes e como exemplo pode-se citar: O alumínio traz algum risco à saúde humana? Será que ainda existem descobertas a serem feitas sobre este metal? Como é extraído? Temos reservas brutas suficientes para mais quanto tempo? Quais são os impactos ambientais? Quais são as normas que ele se enquadra? Se o metal é reciclável será realmente necessário continuar extraindo e até quando? Quais são os processos de fabricação empregados para obtenção das mais diversas formas disponibilizadas para comercialização do alumínio? Enfim, podemos e devemos criar perguntas e descobrir respostas para utilizar corretamente este metal “precioso”.
Como pressuposto teórico pode-se inferir que há muitas dúvidas e diversas respostas a serem apresentadas e discutidas neste projeto de pesquisa e estudos.
Abaixo seguem mais ilustrações para exemplificar a utilização do alumínio:
2. HISTÓRICO
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo