Alumínio
Neste trabalho vamos ver que o alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar, considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas, entre outros tópicos que vão ser detalhados no trabalho.
1. Principais minérios dos quais se pode obter alumínio.
Bauxita: A bauxita ou bauxite (pronuncia-se bauchita) é uma mistura natural de óxidos de alumínio, antes considerada mineral. Seu principal componente é o Al2O3. A bauxita contém também sílica, óxido de ferro, dióxido de titânio, silicato de alumínio e outras impurezas em quantidades menores. Os principais hidróxidos de alumínio achados em proporções variadas na bauxita são gibbsita e os isômeros boehmita e diásporo. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivos, cimento, produtos químicos, metalúrgicos e material refratário, entre outros.
Criolita: A criolita é um mineral pouco comum, com fórmula química Na3AlF6 (hexafluoraluminato de sódio), encontrado apenas na Groenlândia, identificado num grande depósito em Ivittuut, Gronelândia, cuja exploração terminou em 1987.
Granitos: O granito é um tipo comum de rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo, mica e feldspato, tendo como mineral acessória mica (presente praticamente sempre), hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.
2. Localização das principais jazidas do alumínio no Brasil e no Mundo.
No ano de 2006, a capacidade de refino de alumina no setor aumentou 29% em comparação a 2005, consequência das recentes expansões nas plantas da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), em Alumínio e da Alunorte (Alumina do Norte do Brasil AS), em Barcarena – Pará.
Alunorte – A