Stuff
Kevin P. Coyne e Shawn T. Coyne, fundadores da consultoria Coyne Partnership, definem sete passos para o brainstorming funcionar.
1. Faça as perguntas certas
O resultado prático das reuniões tradicionais de brainstorming , onde todos falam ao mesmo tempo e dão dezenas de sugestões, costuma ser bem inferior ao de reuniões mais estruturadas. Na prática, isso significa que o melhor é montar sua reunião em torno das “perguntas certas”, que definem o escopo sem cercear a imaginação.
2. Dividir para conquistar
Nada de reuniões intermináveis. Promova reuniões com foco definido, e debates em subgrupos de três a cinco pessoas concentradas em uma única pergunta por 30 minutos. O melhor é levar entre 15 a 20 perguntas para serem divididas entre cerca de 20 pessoas. Porque o número reduzido de pessoas? Normalmente, em grupos pequenos todos falam, enquanto em grupos maiores a maioria fica quieta. O coordenador da reunião deve colocar no seu próprio grupo as pessoas conhecidas como “detonadores de ideias” – chefes, especialistas e pessoas que falam muito.
3. Escolha as pessoas certas
A regra é simples: escolha pessoas que podem responder às suas perguntas. Parece óbvio, mas em muitas reuniões as pessoas são escolhidas por sua posição no organograma da empresa.
4. Conheça os critérios para tomada de decisão
Uma das razões para que as ideias sejam descartadas é que elas podem estar muito além do escopo do que a sua organização esteja disposta a considerar. Verifique se existem limitações ou restrições. Em um banco, muito tempo foi perdido em reuniões de brainstorming porque as melhores ideias implicavam mudanças nos sistemas de TI, o que não seria possível na ocasião.
5. Foco e mais foco
Antes