Resenha Crítica de The Story of Stuff
A história das coisas se trata de uma organização ambiental criada por Annie Leonard, que tenta mostrar às pessoas a poluição causada pelo sistema atual e como tal sistema não é sustentável no planeta em que vivemos. Os vídeos são direcionados para o estilo de vida dos EUA, porém certamente podem se aplicar a maior parte dos países ocidentais. Eles tentam abrir os olhos da população com diferentes enfoques.
O principal meio de conscientização da organização é através de vídeos divulgados pela internet. Por enquanto foram divulgados quatro vídeos principais, “The Story of Stuff”, “The Story of Electronics”, “The Story of Cosmetics” e “The Story of Bottled Water”. O primeiro se trata de uma visão geral do sistema, como as coisas são criadas, consumidas, e jogadas fora. Os outros três vídeos têm uma estrutura similar, porém com o enfoque em eletrônicos, cosméticos, e água mineral respectivamente.
Primeiramente em seus vídeos Annie Leonard mostra como a extração de matéria prima não é infinita e como a Terra não tem tempo suficiente de repor tudo que lhe é tirado. Se o planeta inteiro vivesse o mesmo estilo de vida que os EUA, seriam necessários cinco planetas Terras para suprir a demanda a tempo de repor a matéria prima extraída.
Em seguida, os vídeos mostram como o processo industrial adiciona diversas toxinas a todos os produtos que consumimos e que temos ao nosso redor. Dês dos nossos computadores até xampus para bebês. Também dão grande enfoque em como a mídia e o sistema nos conduziu para uma sociedade extremamente consumista. Dos produtos comprados hoje, somente 1% deles não estarão no lixo daqui seis meses.
E destes produtos que vão para o lixo, apenas uma mínima parte é reciclada. As garrafas de água, que tentam nos seduzir com lindas montanhas nos seus rótulos, formam montanhas de plástico em países subdesenvolvidos como a Índia por exemplo. E estas garrafas que são mandadas para a Índia fazem parte das garrafas