Resenha critica sobre "A história das Coisas"
LEONARD, Annie. A história das coisas (The story of stuff). Versão online, 2007.
Annie Leonard é natural dos Estados Unidos da América. Nasceu em 1964 na cidade de Seattle, Washington. Formou-se pela Faculdade de Lakeside, e tem uma graduação de Barnard College e graduada pela Universidade de Cornell em planificação urbana e regional. É co-criadora e coordenadora do GAIA (Global Alliance for Incinerator Alternatives) e atua nos conselhos de Fórum Internacional de Globalização e Saúde Ambiental. Um de seus trabalhos mais famosos é o filme curta metragem “A história das coisas” de 2007.
Esse vídeo traz ao espectador um alerta sobre o sistema de produção atual desde a extração e produção até o consumo final e seu descarte. Relata as cincos etapas da economia de matérias: a extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. O filme nos traz a conclusão de que este é um sistema em crise, levando em conta que o mesmo interage com a vida real, e essa vida acontece em sociedades, culturas, economias e no meio ambiente; e durante dessas etapas a vida vai se chocando com os limites. Segundo Annie, há uma estreita relação entre os problemas ambientais e os sociais.
Muito além de idéias sobre economia e consumismo o vídeo cria em quem o assiste uma consciência autossustentável, deixando claro que se as grandes industrias e o governo não mudarem a trajetória linear da produção buscando fontes renováveis para seus produtos, e ainda, se as pessoas não se preocuparem em diminuir o consumo desenfreado, esgotaremos nossos recursos naturais, tornando cada vez mais difícil a vida em nosso planeta.
Então, para solucionar esses problemas, Annie deixa algumas sugestões e dicas, tais como: procurar por produtos que durem mais tempo; buscar mais informações sobre a procedência daquilo que se compra e se há possibilidade de reciclar esses produtos após seu devido uso; encontrar alternativas