resenha
A resenha serve para situar/orientar o leitor sobre determinado objeto de interesse, seja qual for, como já vimos alguns exemplos acima. Ela tem a função de fornecer informações ao interessado, de modo que, ao ler a resenha, o leitor se convença, ou não, de que aquilo em que ele está interessado, realmente é o que ele deseja. Encontramos esse tipo de texto em revistas, jornais, internet, livros, etc.
Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que resenha e resumo não são a mesma coisa. Conforme Machado (2010): “Inúmeros textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos [...] e os segundos são resenhas” (MACHADO; 2010, p. 15). Portanto, a resenha se difere do resumo pelo fato de que o resumo apenas sintetiza um texto, a resenha vai além, ela também fornece informações e muitas vezes comentários.
Há dois tipos de resenha, como acabamos de citar: aquela que apenas fornece informações, que chamamos de resenha descritiva, e aquela em que o resenhista realiza críticas e considerações sobre a obra.
Escrever uma resenha pode ser relativamente fácil, basta seguir algumas etapas e possuir algum conhecimento que lhe forneça um senso crítico sobreo conteúdo resenhado. A seguir, vamos apresentar um roteiro com o passo a passo para a elaboração de uma resenha.
Referencia bibliográfica;
Credenciais do autor da obra resenhada;
Resumo da obra;