República das Espadas
Um grupo de militares insatisfeitos organizou um golpe de estado "discreto", pois nem foi identificidado como golpe pela população, acreditando-se que era uma "parada militar", D. Pedro II saiu do poder sem oferecer resistência alçando o líder do movimento Mal. Deodoro da Fonseca a presidente. O chamado Governo provisório se instalaria até que ocorressem as eleições diretas e também a elaboração de uma Constituição.
Por causa de problemas de saúde e também políticos Marechal Deodoro da Fonseca renunciou e seu vice Marechal Floriano Peixoto se tornou presidente. No poder Mal. Floriano Peixoto ganhou a alcunha de "Marechal de Ferro" por causa da dureza de como abafou a Revolução Federalista e a Primeira Revolta da Armada. Após isso peixoto tomou importantes decisões:
* estatizou a moeda
* estimulou a indústria
* baixou o preço de imóveis e alimentos, etc.
Após a Revolução Federalista, o combate a Segunda Revolta da Armada e também a Revolta dos 13 Generais, todos vencidos pelos republicanos, o período denominado República da Espada chegava ao fim. o Governo de Mal. Floriano Peixoto foi sem dúvida mais bem sucedido que o de seu antecessor.
A República da Espada caiu e uma nova elite assumiu o poder. O poder político dos barões do café e dos pecuaristas de Minas Gerais instituiu uma nova fase política no Brasil, conhecida como República do Café com Leite.