EDUCAÇÃO FISICA
O trabalho vem falar um pouco sobre a flexibilidade. O que é flexibilidade? Que tipos de trabalhos podem ser realizados para termos uma melhor flexibilidade?
A flexibilidade é um assunto muito interessante para debatermos, pois é muito importante e fazem parte de nossas vidas desde as tarefas cotidianas mais simples até no nosso bem estar e na vida profissional no caso dos atletas.
Flexibilidade:
"Qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular expressa pela máxima amplitude de movimento necessária para execução de qualquer atividade física, sem que ocorra lesões anatomo-patológicas"(ARAÚJO, 1987).
"É qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfolóligos, sem risco de provocar lesão." (DANTAS).
"É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento"(BARBANTI,1994, p.129).
Existem muitas outras definições de flexibilidade, outros autores que se expressam diferentes, mais todos chegam no objetivo, na definição de flexibilidade, podendo resumir então: flexibilidade nada mais é do que a amplitude máxima de um movimento. Não são só os atletas, que necessitam de flexibilidade, claro que muitos dos atletas requerem uma maior flexibilidade para realizar seus objetivos mais também temos as Atividades cotidianas como amarrar o sapato, lavar os cabelos, pegar um quadro da parede, pegar um papel do chão, requerem um mínimo de flexibilidade do seu corpo. Se essa flexibilidade não for trabalhada, existe a possibilidade de que, com o avanço da idade, o indivíduo tenha dificuldades para realizar essas tarefas tão comuns. Não é difícil encontrar pessoas idosas que não conseguem amarrar seu próprio sapato. Além disso,