Story of stuff
A política monetária estabelece as diretrizes para controlar a liquidez da economia e a taxa de juros com o intuito de atingir determinados objetivos macroeconômicos.
Os principais instrumentos clássicos da política monetária são os recolhimentos compulsórios sobre os depósitos a vista, controle da taxa de juros e open market (compra e venda de títulos públicos).
São conseqüências do aumento de juros na economia: retração da demanda, redução de investimento produtivo, aumento da demanda por títulos e aumento da divida publica.
Open market: Controla a liquidez do sistema bancário, pois ao vender os títulos públicos contrai a liquidez e o contrario quando recompra os títulos.
A política fiscal estabelece direcionamentos para a gestão da arrecadação de tributos e do dispêndio governamental.
Principais políticas econômicas utilizadas pelo estado:
A política monetária: a maneira que se controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
A política fiscal trata da arrecadação e dos gastos do governo.
A política externa representa um conjunto de medidas que tem por objetivo manter o equilíbrio do balanço de pagamentos do pais
A política cambial representa um conjunto de medidas para administrar a taxa de cambio e o controle das operações cambiais.
No regime de cambio flutuante o banco central atua no mercado de cambio nele intervindo com o objetivo de evitar oscilações bruscas nas cotações.
O PIB corresponde ao valor total da produção de bens e serviços nem determinado período de tempo dentro das fronteiras geográficas de um pais, por agentes econômicos nacionais e estrangeiros.
O