The Story of Stuff
٭Grandezas Escalares: só necessitam de um número e unidade, para ser expressa.
Exemplo de uma grandeza escalar: Tempo.
٭ Grandezas Vetoriais: Necessitam de outras informações além do número e da unidade, esse conceito é fundamental para a dinâmica que estuda as causas do movimento. Dessa maneira, o deslocamento, a velocidade e a aceleração são consideradas grandezas vetoriais. As grandezas vetoriais são representadas por vetores (vetor é um segmento de reta orientada).
Para efetuarmos operações com vetores devemos observar o modulo, a direção e o sentido deles.
Exemplo: Uma pessoa realiza dois deslocamentos retilíneos e sucessivos. No primeiro, ela se desloca seis metros na direção norte-sul e sentido norte. No segundo, desloca-se oito metros na direção leste-oeste e sentido leste. Qual o deslocamento total realizado pela pessoa?
O deslocamento total realizado pela pessoa é dado pela soma vetorial dos deslocamentos realizados nas etapas de deslocamento. Para descobrirmos a intensidade do vetor deslocamento devemos usar um álgebra especial, que é o Teorema de Pitágoras.
Exemplo no dia a dia: Quando estamos ouvindo pelo rádio um jogo de futebol e o comentarista diz que o jogador fez um lançamento de aproximadamente vinte metros de distância a partir do centro do campo e com só estas informações não é possível saber onde a bola foi parar.
٭ Velocidade Vetorial . A velocidade foi inicialmente abordada como uma grandeza escapar mas de agora em diante será tratada como uma grandeza vetorial , no caso , a ela serão atribuídos uma direção e sentido .
Velocidade Vetorial Media e Velocidade Escalar Media .
A velocidade escalar media pode ser achada a partir da divisão do deslocamento pela variação de tempo
A velocidade vetorial media tem: Direção e sentido na mesma direção do deslocamento vetorial
Velocidade Vetorial Instantânea
O vetor velocidade é sempre tangente à trajetória no ponto considerado .
Nela temos