stress e vida academica
ao ingressar no Ensino Superior, o estudante inicia uma longa tarefa que implica em muitas mudanças, constituindo para a maioria dos acadêmicos uma necessidade de conciliar as motivações e interesses pessoais com novos contextos de vida familiar, acadêmica e social. Justamente por isto é reforçada a necessidade de um ambiente acadêmico que contenha um nível adequado, tanto de desafio, como de apoio aos estudantes.
O ambiente acadêmico tem um impacto diferente em cada estudante, variando de acordo com as vivências de cada um deles. No entanto, e independentemente da constituição de cada aluno, algumas variáveis do contexto acadêmico são suficientemente importantes por si próprias, já que, além das mudanças próprias de ensino, os alunos se deparam com as incertezas naturais da escolha profissional.
Partindo deste princípio, á a grande necessidade de se investigar se os períodos de avaliação levam os alunos a desencadear episódios de estresse e, até que ponto esses sintomas podem interferir em seu desempenho tanto na vida acadêmica quanto no seu cotidiano familiar, inclusive na interação com os colegas e amigos, os aspectos que desencadeiam episódios de estresse na vida dos acadêmicos em períodos avaliativos, bem como as consequências destes para a convivência social.
as fases do estresse
- alarme, é considerada a fase positiva, pois esta surge com o objetivo de preparar a
pessoa