050553910973
9619 palavras
39 páginas
Stress 1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho se refere a Atividade Integrada em Pesquisa-AIP realizada pelos acadêmicos do quarto semestre do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Sul de SC- Unisul.
A AIP foi desenvolvida com acadêmicos do quinto semestre deste Curso abordando a seguinte temática: situações de estresse vivenciadas durante a formação acadêmica, as causas, estratégias de prevenção e enfrentamento adotadas por estes, assim como as possibilidades de alternativas, para sanar ou diminuir os problemas enfrentados.
Como objetivo principal, destaca-se levantar dados, contextualizar, analisar, discutir, socializar e apontar possibilidades referentes a situações de estresse vivenciadas por acadêmicos do quinto semestre do curso de enfermagem da Unisul e as estratégias de prevenção e enfrentamento adotadas por estes acadêmicos.
O estresse denominado como o “mal invisível” é um problema que pode atacar todos: você, sua família, colegas, trabalho e seus amigos.
“Na era atual o estresse tem sido muito evidenciado, pois se atribui a ele grande parte dos problemas atuais de saúde”. (OLIVEIRA; COSTA, 2008, p.04).
Para Hindle (1998, p.6) o estresse é conceituado da seguinte forma:
Estresse é um conjunto de reações do organismo a qualquer agressão de ordem física, psíquica, infecciosa e outras- e também designa a agressão em si. Costuma ocorrer quando o organismo é exigido além de sua capacidade normal e afeta as pessoas, suas famílias, a sociedade e até empresas, que podem sofrer “estresse organizacional.
Para Lipp (2003, p. 20) o estresse excessivo é capaz de produzir um número grande de consequências para o indivíduo em si, para sua família, a empresa para qual trabalha e a comunidade onde vive.
Embora isso não bastasse, estudos têm revelado um exponencial aumento desse problema, em função de vivermos em um mundo cada vez mais estressante. Rogers e Graham (2001, p.2), tecem algumas considerações a esse respeito ao afirmar que “de