fundamentos
Unidade Sorocaba
Curso Serviço Social
Professora: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Sorocaba, 7 de Outubro 2.013.
As demandas do capitalismo
Em 1929 com a falência da bolsa de valores de Nova York, os Estados Unidos foram atingidos duramente e a economia mundial foi abalada, países como o Brasil predominantemente agrário exportador de produtos primários como café e empréstimos externos exorbitantes entraram em colapso. O café, principal produto da pauta de exportações brasileiras nesta ocasião era ¨Produto de Sobremesa ¨sendo dispensável.Surgiu então um fenômeno conhecido como ¨exodo rural¨onde os trabalhadores rurais abandonavam o campo vindo morar nas cidades em busca de emprego. Em meio a essa situação Getulio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório em 03 de Novembro de 1.930, era o fim da Republica Velha, este governo começou com dois grandes problemas para resolver: acabar com a crise econômica e criar um sistema político que lhe assegurasse condições de governar. Vargas nomeou Tenentes das forças armadas como interventores nos Estados e aumentou o poder de ação do Estado na economia, criando conselhos técnicos autorizados a interferir em cada ramo de produção, criou o Ministério do Trabalho,Indústria e Comercio,alem disso também investiu na implantação de indústrias no Brasil.
O filme Tempos Modernos de Chaplin evidencia a vida na sociedade industrial nos Estados Unidos da década de 30 caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho, reporta-se a condições de trabalho estabelecidas pelo modo de produção capitalista da época, como, por exemplo, a desumanização imposta pela maquina,alem de mostrar as péssimas condições de trabalho, as árduas horas e o desempenhar repetitivos do apertar parafusos e puxar alavancas.
Em 1931 Getulio Vargas aprovou a lei de sindicalização, proposta pelo Ministro do Trabalho Lindolfo Collor, a qual representava a primeira