Soluções em gestão de governança de ti – itil
Salvador - BA
Junho/2010
Abordar como a TI pode deixar de gerar custos e passar a gerar receita, a partir da aplicabilidade das boas práticas do ITIL (Infrastructure Technology Information Library) no processo de gerenciamento dos serviços de TI, alinhando com as perspectivas estratégicas de negócio e adotando a infra-estrutura adequada para tal.
O Trabalho será desenvolvido fundamentando-se na aplicabilidade de um conjunto de boas práticas do ITIL na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI, com enfoque no processo do negócio das empresas que exigem grande demanda da área de TI.
A ITIL (Infrastructure Technology Information Library) é um conjunto de boas práticas foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente está sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra. A ITIL atualmente encontra-se na versão v3. A ITIL tem um enfoque no gerenciamento das operações e na gestão da infra-estrutura da organização, envolvendo áreas estratégicas da organização como pessoas, processos e tecnologia, fazendo com que as áreas visem o negócio como valor e não como custo.
As práticas elaboradas pela ITIL aplicam-se a área de TI para efetivar seus controles na prestação dos serviços (end-to-end service). Por exemplo, se a empresa, instituição, etc. têm uma grande demanda de chamados para resolução problemas que afetam o negócio diretamente na receita, e existe a demora na resolução, o Service Support e o Service Delivery podem otimizar o tempo e custo dessas paradas.
O gerenciamento dos serviços tem que se certifica que os serviços de TI estão alinhados com as necessidades de negócio da empresa. Os processos de gerenciamento dos serviços de TI estão divididos em dois grupos: entrega de serviço e suporte de serviços. Estes dois grupos são