solos
Stéfany Castro Souza
A INDÚSTRIA NO MUNDO ATUAL
O espaço geográfico atual é um fator das transformações promovidas pela Revolução Industrial. As industrias proporcionaram grandes transformações urbanas, como aumento da produção agrícola e um nova estrutura do modo de vida.
Indústria consiste em um processo de produção dentro das fábricas e que, usando máquinas e trabalho humano, transforma matérias-primas em mercadoria. Elas podem ser classificadas em:
• Indústrias Extrativas: Extração de recursos naturais;
• Indústrias de Transformação: produção de bens a partir da transformação de matérias primas;
Essa pode ser subdividida em três tipos:
• Indústrias Produção: Produzem matérias-primas que serão utilizadas por outras indústrias na fabricação de produtos;
• Indústrias de Bens de Capital: produzem máquinas, peças e equipamentos para outras indústrias
• Indústrias de Bens de Consumo: Produzem mercadorias diretamente para o consumidor;
A Terceira Revolução Industrial (revolução técnico-cientifica) surgiu na década de 1970, entretanto seus efeitos tem sido intensos nas últimas décadas. Os avanços no sistemas de telecomunicações e transportes retirou a barreira da distância no mundo. Desenvolvimento da informática e robótica estão cada vez mais presentes nas novas tecnologias no mercado consumidor.
Ao mesmo tempo que a Revolução aumenta a produtividade e amplia as taxas de lucros, é responsável pelo aumento do número de desempregados, já que os trabalhadores são substituídos para reduzir o número de trabalhadores e o tempo de produção.
As maquinas eram elementos fundamentais para o sistema produtivo e o trabalho era dividido em etapas. Entretanto o aumento da produtividade não depende apenas das máquinas, mas também das tecnologias de processo.
Frederick Winslow Taylor criou o taylorismo, que tinha como base o trabalho fabril divido em tarefas independentes. Não exigiam conhecimento