Solos
O solo é o resultado de algumas transformações que ocorrem nas rochas até a sua formação.
Estas mudanças são bem lentas, sendo que as condições climáticas e a presença de seres vivos são os principais responsáveis por tais transformações. As características do solo são adquiridas lentamente à medida que os processos de transformação evoluem.
Conceito de solo
Solo é a superfície inconsolidada, constituído por camadas que diferem pela natureza física, química, mineralógica e biológica
O solo funciona como um meio para o crescimento vegetal pois supre as plantas com nutrientes esenciais e permite o desenvolvimento e distribuição das suas raízes.
Corpo altamente organizado que contém microrganismos (responsáveis pela transformação do elementos químicos) e é dividido em horizontes. Decomposição e mineralização da matéria orgânica
Os resíduos orgânicos de plantas e animais depositados no solo constitui a matéria orgânica (MO) do solo.
A
MO
é transformada pelos microrganismos, permanecendo em forma de carbono orgânico vivo (biomassa microbiana) ou morto no solo.
Constituição do solo
a) Minerais inorgânicos e partículas de areia, silte e argila,
b)Formas estáveis da matéria orgânica derivadas da decomposição pela biota do solo (Fauna e microrganismos). c) Gases como O2, CO2, N2 (Ar)
d) Água.
O solo é considerado como um sistema trifásico: Fração sólida (matéria mineral associada à matéria orgânica),
Fração líquida (água),
Fração gasosa (ar).
Proporções dos constituintes do solo
Ar
20-30%
Espaço poroso Mineral
45%
Água
20-30%
Orgânico 5%
a) Material mineral
Fragmentos ou partículas remanescentes da rocha mãe que deu origem ao solo: pedras, cascalhos, etc, Minerais de origem secundária, decomposto ou recomposto após a intemperização dos minerais da rocha mãe: minerais de argila, óxidos e hidróxidos de alumínio e ferro.
b)