adolescentes
A psicóloga Cláudia Patrícia de Castro Delgado, autora da tese de mestrado ''A experiência de Internet na vida de adolescentes: um estudo fenomenológico em Fortaleza'', explicou que a adolescência é a época das experiências, quando se está definindo a personalidade do futuro adulto. O adolescente sofre mudanças na maneira de se relacionar, e isso é normal. Mas se os pais não sabem o que está acontecendo, os filhos acabam se sentindo impulsionados a buscar em websites duvidosas respostas que não encontram junto à família.
A tese da psicóloga constatou que a decisão dos pais de restringir a saída dos filhos, sob alegação de protegê-los das drogas e da violência nas ruas, motiva o adolescente a buscar dentro de casa formas de lazer e ocupação. A preferida é a Rede Mundial de Computadores, em que pode criar com colegas de escola e da vizinhança um grupo diferenciado semelhante ao estabelecido nesses ambientes fechados.
Os adolescentes e que se reúnem na Internet formam uma espécie de ''clubinho'', e oferecem resistência ao ingresso de pessoas estranhas. Isso inclui também os próprios pais, sobretudo quando não acompanham o que os filhos estão acessando. Segundo Cláudia Delgado, fica claro que a Rede está dificultando o relacionamento entre pais e filhos quando o adolescente troca atividades com a família pelo computador.
Para a