adolescente
A adolescência é uma fase típica do desenvolvimento do jovem de nossa sociedade, onde o adolescente não só deve enfrentar o mundo dos adultos para o qual não está totalmente preparado.
A superação dessa crise, assim é o que a sociedade espera dele, significa o abandono de suas utopias, de seus gestos transgressivos, ou seja a adaptação do jovem a condição adulta sua entrada para o mundo de trabalho e a possibilidade de formar uma família.
Aspectos biológicos da adolescência
À medida que a criança cresce as estruturas ósseas, a princípio flexibilidade cartilaginosa torna-se mais calcificadas densas, duras e quebradiças.
Durante os principais fenômenos psicossociais, normalmente decorrentes quase diretamente das mudanças ocorridas como a puberdade.
Desenvolvimento sexual/físico
As mudanças psicológicas que se produz nesse período, o que são a correlação de mudanças corporais levam a uma nova relação com os pais e com o mundo.
Tanto as modificações corporais incontroláveis como os imperativos do mundo externo, que exigem do adolescente novas pautas de convivência, são vividos no começo como uma invasão. Essas mudanças nas quais perde sua identidade de criança implicam a busca de uma nova identidade que vai se construindo num plano consciente e inconsciente.
Desenvolvimento social
É de extrema necessidade que o desenvolvimento social do adolescente seja bem controlado e orientado para crescer, senão, quando uma pessoa nada tem a oferecer para melhorar as condições sociais, investira fatalmente, contra a estrutura, isto é, contra a sociedade, entendendo que modificar e destruir.
Desenvolvimento mental
À medida que o adolescente vai se tornando intelectualmente amadurecido, vão ocorrendo modificações no pensamento e na formação de idéias.
Na adolescência, o pensamento lógico faz com que os fatos sejam considerados a base da causa e efeito. O adolescente e forçado a reconhecer verdades contrarias a seus desejos. Segundo Piaget, as estruturas