Prestação de Serviços
EQUILÍBRIO DE UM CORPO DEFORMÁVEL
TENSÃO
TENSÃO NORMAL MÉDIA EM UMA BARRA COM CARGA AXIAL
MATERIAL HOMOGÊNEO E ISOTRÓPICO
dF
P
A
A
P
A
dA
EXEMPLOS
1) A barra da figura tem largura constante de 35mm e espessura de 10mm.
Determine a tensão normal média máxima da barra quando submetida ao carregamento mostrado.
2) A luminária pesa 784,8N e é suportada por duas hastes AB e BC como mostra a figura. Se AB tem diâmetro de 10mm e BC tem diâmetro de 8mm, determine a tensão normal média em cada haste.
3) O elemento AC mostrado na figura está submetido a uma força vertical de
3kN. Determine a posição ‘x’ de aplicação da força de modo que o esforço de compressão médio no apoio C seja igual ao esforço de tração no tirante AB. A haste tem uma área de seção transversal de 400mm2 e a área de contato em C é de 650mm2
TENSÃO DE CISALHAMENTO MÉDIA
V
Ac
CISALHAMENTO SIMPLES
CISALHAMENTO DUPLO
EXEMPLOS
1) A barra mostrada na figura tem seção transversal quadrada de 40mm.
Supondo que seja aplicada uma força axial de 800N ao longo do eixo do centróide da área da seção transversal da barra, determinar a tensão normal média e a tensão de cisalhamento média que atuam sobre o material em: (a) no plano da seção a-a e (b) no plano da seção b-b.
2) A escora de madeira mostrada na figura está suportada por uma haste de aço de 10mm de diâmetro presa na parede. Se a escora suporta uma carga vertical de 5kN, calcular a tensão de cisalhamento média da haste na parede e ao longo das duas áreas sombreadas da escora.
3) O elemento inclinado da figura está submetido a uma força de compressão de 2668,8N. Determinar a tensão de compressão média ao longo das áreas de contato planas definidas por AB e BC e a tensão de cisalhamento média ao longo do plano definido por EDB.
TENSÃO ADMISSÍVEL
F .S .
F .S .
F RUP
F ADM
RUP
ADM
F .S .
RUP
RUP
EXEMPLO
1) O tirante está apoiado em sua