Software educacional
PEDAGOGIA – MULTIMEIOS E INFORMÁTICA EDUCATIVA
SOFTWARE EDUCACIONAL II
Professora: Letícia Lopes Leite
Aline Santos, Andréia Ramos, Daiane Silva e Jaqueline Maissiat
Software Educacional para Alfabetização de Jovens e Adultos
Modelagem computacional de ambientes de ensino
Escolhas iniciais ▪ Área de conhecimento: Educação de Jovens e Adultos ▪ Assunto: Alfabetização
Definição do conteúdo O software deverá representar um reforço ao que foi visto em sala de aula (atividades de iniciação à leitura e à escrita) e oferecer jogos para motivar, além da possibilidade de inclusão de novos dados pelo professor e níveis de dificuldade. As atividades desenvolvidas devem apresentar a opção de impressão. Convém lembrar que os futuros usuários não têm noção de informática, por isso o software necessita de uma navegação atraente e acessível, levando em consideração a proposta construtivista (a partir de uma perspectiva dialógica freireana) requisitada pelo cliente. As atividades propostas no software deverão fornecer feedback imediato ao aluno (além de um registro do seu caminho); o tratamento do erro será definido pelos desenvolvedores, de acordo com o que estes julgarem mais adequado aos usuários. Durante a implementação deste software, contudo, necessita-se ter em vista que os alunos utilizarão os microcomputadores em duplas, e terão acesso ao laboratório somente duas horas por semana. Finalmente, o software deverá apresentar manual com explicações claras (possivelmente, ele será usado somente pelo professor), além de fornecer ao professor um relatório das atividades realizadas pelo aluno.
Definição dos objetivos do ambiente de ensino ▪ Objetivo geral Auxiliar o processo de alfabetização de jovens e adultos.
▪ Objetivos específicos Identificar o nível (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético) em que o aluno se encontra.
Escolhas