Gramática - concordância
Regra Geral: É a concordância de gênero e número, do adjetivo, artigo, numeral e pronome com o substantivo a que se referem.
Regra 1: O adjetivo, com função de adjunto adnominal, referindo-se a dois ou mais substantivos:
a) posposto, referindo-se a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, o adjetivo concordará no masculino plural ou com o substantivo mais próximo. Amiga e amigo sincero. Amigo e amigas sinceros.
b) anteposto, referindo-se a mais de um substantivo, o adjetivo concordará com o substantivo mais próximo. Sincera amiga e amigo. Sincero amigo e amiga.
Regra 2: Concordância do adjetivo com predicativo do sujeito.
a) o adjetivo predicativo concorda com o sujeito em gênero e número. A lua estava cheia.
b) se o sujeito for composto e for do mesmo gênero, o predicativo concordará no plural e no gênero dos sujeitos se estiver posposto. A lua e o céus estavam maravilhosos. A lua e a estrela estavam maravilhosas.
c) se o predicativo estiver anteposto. Estava maravilhosa a lua e o céu. Estavam maravilhosos a lua e o céu.
Regra 3: Concordância do predicativo do objeto. Julguei inadequados seu comportamento e sua fala. Julguei seu comportamento e sua fala inadequados.
Regra 4: Nas construções do tipo é bom, é preciso, é necessário, é proibido, o adjetivo predicativo fica no masculino singular, se não houver determinante.
Sem determinante: É necessário paciência.
Com determinante: A paciência é necessária.
Sem determinante: É proibido entrada a menores de 18 anos.
Com determinante: É proibida a entrada a menores de 18 anos.
NÃO ESQUEÇA: Adjetivo concorda com substantivo
Entrada proibida.
Regra 5: As palavras anexo/obrigado/mesmo/incluso/quite/leso, quando acompanham substantivos são adjetivos, portanto, devem concordar com o nome a que se referem. Analise os documentos anexos. Elas mesmas faziam as suas roupas. Muito obrigada, disse Juliana