Comportamento organizacional
Atualmente, administrar uma empresa requer muito mais do que planejar, organizar e controlar. Tais habilidades são algumas funções básicas de gerência.
Em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico, as ameaças que organizações sofrem, vinda de clientes, de empresas concorrentes, etc., requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
De forma específica, o estudo do Comportamento Organizacional investiga questões relacionadas à lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos, bem como as equipes dentro das organizações.
Baseado no estudo do Comportamento Organizacional, os gerentes têm poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Muito embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito.
Logo, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo (decorrência da globalização), e a qualidade dos produtos e serviços é essencial para a sobrevivência das empresas.
Para que uma empresa possa apresentar um produto afim de diferenciar-se do