Concordancia verbal e nominal
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOCIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
INSTITUTO DE LINGUAGEM
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
NOS ANUNCIOS PUBLICITARIOS
WELLINGTON RAMOS GALOSS
Pontes e Lacerda
2011/2
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
NOS ANUNCIOS PUBLICITARIOS
por
Wellington Ramos Galossi
Relatório da disciplina de Sintaxe, do 5º semestre do Curso de Letras do Campus Universitário de Pontes e Lacerda, apresentado como requisito das atividades de Prática como Componente Curricular.
Prof. Dr. José Leonildo Lima
Pontes e Lacerda - MT
2011/2
1 Objetivo
Em nosso trabalho temos como proposta obter uma maior compreensão sobre o uso correto da concordância verbal e nominal. Em tanto com a necessidade de um recorte temos por objetivo realizarmos nosso estudo observando as ocorrências nos anúncios publicitários. Nosso estudo se dá sobre, o conjunto de erros observados e analisados conforme regras especificas, explicitas nas normas gramaticais.
2 Revisão bibliográfica
Para que seja possível o desenvolvimento de nossa pesquisa precisamos compreender o significado de concordância nominal e verbal: para Maria Luiza M. Abaurre 2010 no livro intitulado “Português Contexto, Interlocução e Sentido” expressa que:
Concordância é um processo utilizado pela língua para marcar formalmente as relações de determinação ou dependência morfossintática existente entre os termos dos sintagmas no interior das orações. A Concordância nominal se estabelece entre núcleo de um sintagma nominal (em suas flexões de gênero e numero) e todos os termos que o determinam. A concordância verbal se estabelece entre verbo (em suas flexões de número e pessoa) e o sujeito da oração com o qual ele se relaciona. (ABAURRE 2010; p.332)
Em linhas gerais Evanildo Bechara 1997, em “moderna gramática portuguesa”, expressa que