Software Educacional
Existem diversos tipos de softwares educacionais destinados a todas as disciplinas, e os mesmos servem como artifícios para se melhorar as prática do ensino. A escolha do software a ser utilizado não deve ser determinada por razões políticas ou econômicas, mas em grupo e podendo ser utilizado em diferentes áreas de conhecimento.
Para ter a sua inserção no sistema educacional o software deve ser estudado e seus conceitos desenvolvidos para que se crie as estratégias didáticas adequadas, sendo competência do professor estabelecer as possibilidades e restrições desse novo meio. Para a seleção do software adequado deve-se levar em consideração dois critérios: deve possuir uma concepção sócio-psico-pedagogia clara e bem fundamentada; e ele precisa ser tecnicamente bem elaborado. Na informática educativa o computador é tido como um meio de se adquirir conhecimento, é uma forma do aluno adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio. O Professor precisa conhecer os recursos disponíveis dos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim ele estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura, entretanto, o uso desses equipamentos provoca insegurança em alguns professores menos informados, que receiam o uso do computador na sala de aula, pois pensam que serão substituídos pela máquina.
Os softwares educativos estão diretamente ligados à classificação do uso do computador na educação de acordo com sua função: Tutor, Ferramenta e Tutelado. De acordo com o uso do computador, ira usar-se um dos tipos de software correspondente ao objetivo do uso. Tipos básicos de software: exercício e prática, tutorial, simulação, jogo educativo e gerenciados de ensino.
O Software Tutorial: pode apresentar habilidades, informações ou conceitos novos ao aluno, substituindo aulas, livros e filmes; ensinam e controlam o progresso de aprendizagem; auxiliam ao ensino; Software de