Software Educacional
Muitos professores encontram dificuldades ao manusear um software educacional. Isso ocorre pela falta de orientação e muitas das vezes falta de interesse em aprender do próprio professor. Não são todas as escolas que possuem, mas as poucas que têm, cabe ao educador se qualificar e se fundamentar em uma proposta de ensino didática e construtiva quando for utilizar o software educacional voltado para a educação.
Geogebra traz muitas vantagens em relação ao trabalho no papel ou no quadro, como movimentar as figuras em diversas direções, comparar e voltar ao aspecto inicial. Por exemplo: para provar que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º, é possível alterar a figura e ver que, quando um dos ângulos aumenta, os outros diminuem, mas a soma é sempre 180º.
É interessante que os estudantes usem o Geogebra para resolver questões em duplas ou individualmente. Ele não serve apenas para trabalhar com mais agilidade e buscar diversos caminhos de resolução de problemas, mas também para checar se o que foi feito está correto. Depois de encontrar a mediatriz de uma reta, por exemplo, os alunos podem movimentá-la e observar se ela conserva a propriedade de dividir a reta em duas partes iguais.