como escolher um software educacional para seu filho
As Preferências Infantis e Partindo para a Ação
Criança basicamente gosta de: Explorar, de ser desafiada, de desenhar, de objetos que se movem, de música, de sons engraçados, de fantasiar as coisas, de animais engraçados, de ver como as coisas funcionam, de ver o que as outras crianças estão fazendo. E também de ensinar a outras crianças, de ouvir histórias, de Ter a atenção de alguém mais velho, de objetos estranhos, de brincar de construir alguma coisa, de observar formas curiosas e de não Ter obrigações, ou pelo menos de não achar que tem.
Então o que a criança verdadeiramente gosta de fazer no computador e o que tem valor educacional, cognitivo, de verdade para ela?
Aqui vamos destacar programas de dois tipos; os chamados "Jogos Criativos", por serem de grande importância para este público, e os de"Desenho e Pintura".
1. Softwares educativos quanto a sua vida útil, são classificados por um critério simples chamado, "Repetibilidade".
Mas o que Significa isso? É simples, trata-se da vontade que a criança tem de jogá-lo outra vez, repetidas vezes, sem lhe causar cansaço ou saturação.
2. Os softwares educacionais são normalmente categorizados pelo assunto tratado; Leitura, Escrita, Geografia, Matemática, por exemplo.
3. As enciclopédias, atlas geográficos, livros de ciências, cursos multimídia, dicionários infantis e outras coisas nesse gênero, são exemplos deste segundo segmento.
Os Jogos Criativos
Os programas do tipo "Criatividade" usam da diversão e da curiosidade natural da criança para ensinar o que é menos óbvio. São ensinamentos complementares para as coisas do seu dia a dia, ou até mais valiosos para o seu futuro. Pela apresentação de atraentes e envolventes mundos novos prontos para serem explorados, repletos de desafios, enigmas, e jogos, estes softwares de objetivo livre, ensinam as crianças a desenvolver os conceitos básicos - desde a maneira correta de sentar à mesa, até