tecnologia da informação
UNIDADE I
O que é tecnologia? O termo “tecnologia” refere-se a tudo que se inventou, tanto artefatos como métodos e técnicas, para estender a capacidade física, sensorial, motora ou mental do homem, facilitando e simplificando o seu trabalho simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações interpessoais, ou simplesmente lhe dando prazer.
A tecnologia educacional é um pouco diferente da tecnologia, pois ela pode ou não ser utilizada, fica a cargo dos professores e da coordenação pedagógica essa decisão.
A tecnologia não irá, em nenhum momento, substituir a figura do professor.
Em nível educacional, as tecnologias são ferramentas, programas e técnicas que permitem que o aluno reflita e aprenda o que está sendo ensinado.
O profissional da educação e da tecnologia no Brasil
Como deveria ser? Primeiro devemos levar em conta o professor, o profissional que deve estar capacitado para utilizá-lo como recurso de apoio pedagógico.
Educação tradicional e a educação com tecnologia
Estudo: Um estudo desenvolvido em uma escola superior do estado de São Paulo.
Objetivo: Analisar a Analisar a diferença diferença entre a sala de entre a sala de aula tradicional e aquela com tecnologia.
Resultado: Descrever quais foram as mudanças que ocorreram nas formas de aulas, antes e após a utilização dos recursos tecnológicos.Educação tradicional e a educação com tecnologia
O professor: Um especialista - Um facilitador.
O aluno: Receptor passivo - Colaborador ativo.
A ênfase educacional: Memorização de fatos - Pensamento crítico.
O método de ensino: Repetição – Interação.
O acesso ao conhecimento: Limitado ao conteúdo - Sem limites.
Os pilares da tecnologia educacional
Ao procurar identificar as necessidades para a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas, criamos quatro pilares que são primordiais para o uso da tecnologia na escola na escola.