Sociologia - Violência
Violência é o uso excessivo de força ou agressividade de forma intencional para ameaçar ou agir de modo que o resultado seja um acidente, morte ou dano psicológico. A violência pode ser caracterizada como:
• Violência psicológica: aquela que ofende a moral da pessoa e é caracterizada por rejeição, discriminação, depreciação, humilhação e desrespeito. É representada principalmente por ameaças, ofensas calúnia e difamação, menosprezo e ameaças. Violência psicológica é o tipo de violência mais comum contra crianças e adolescentes. Os maus tratos psíquicos ou emocionais são o tipo de violência de maior ocorrência no mundo e é ainda pouco reconhecido e dificilmente é notificado.
• Violência física: é o uso da força com o objetivo de ferir, agredir ou matar. A faixa etária que apresentou maior crescimento no índice de homicídios foi a população jovem, que teve taxa de 31,3%, enquanto na população total foi 20%. A população negra apresenta um índice de vítimas 73,1% superior aos brancos na população total e 85,3% superior na juventude. A taxa de homicídios no Brasil em 2013 se manteve de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, sendo que Alagoas, Maranhão, Espírito Santo, Pará e Bahia são os estados com os piores índices desse tipo de violência.
• Violência sexual: é a violência na qual o agressor abusa da vítima para obter gratificação sexual, sendo obrigada a práticas sexuais. É a segunda violência que mais atinge crianças.
• Negligencia: A negligência é falta do cumprimento do dever do responsável por uma criança, idoso ou outra dependente dele em proporcionar as necessidades básicas para a sua sobrevivência e para seu desenvolvimento.
• Violência simbólica: é aquela que agride a crenças religiosas ou cultura. Manifesta-se de forma que uma cultura dominante se impõe sobre outra, coagindo uma pessoa a aceitá-la. De acordo com o pensador francês Pierre Bourdieu (criador do conceito da violência simbólica) esse tipo de violência pode ser