sociologia da violencia
1- A partir dos argumentos de Anthony Giddens em ‘’ defesa da sociologia’’, que expõe sobre a contrução do saber desenvolvido pelas ciências sociais e questionamentos da sociologia como uma ciência entre as diciplinas. As ciências sociais tem suas especificidades diferentes em comparaçâo com as ciências exatas, as ciências sociais tem seu próprio papel questionador sobre os contextos sociais em que todo ser humano esta presente.
A sociologia é uma ciências que recebe diversas criticas, sendo uma delas, de alienaçâo de serios problemas sociais ou trata-lo de maneira execivamente abrangente, em relaçao a ciências exatas. As ciencias exatas apresenta seus contextos estudados de forma prática, através de resultados definitivos. Nas ciências exatas estabelece uma teoria, essa teoria poderá ser ultrapassada se uma outra teoria for comprovada e identificada como verdadeira, deixando a outra para trás. Totalmente contrário as ciências exatas, qualquer teoria nas ciencias sociais vai ser estudada, não importando se é a certa ou errada, se tem vários conceitos sobre o mesmo assunto, várias colocações não so apenas uma como nas exatas. Nas ciencias sociais se tem varios autores elaborando vários argumentos sobre um único assunto, que já nas exatas se tem uma teoria para um determinado assunto.
2- Pelo fato de que as ciências sociais faz parte do caracter discursivo da argumentação teórica sociologica, a nessecidade de evocar com frequencia teóricos sobre os quais se tem um consenso significativo, no sentido de que são aceitos como clássicos, e as teorias sociais tem um caracter argumentativo, ou seja, sua função discursiva, além da explicação e previsão, para a capacidade de articular um discurso de convencimento.
Entao esse dissenso se leva a um relativismo radical, ‘’pois a possibilidade de conhecimento racional nas ciências sociais permanece. Mesmo se, se abandona o ideial da objetividade empiricista. E essa perspectiva não