sociologia da violência
DIRETORIA DE ENSINO À DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA
Por
DANIELE TEODORO FERREIRA
MATRÍCULA 201210021196
TÍTULO
RIO DE JANEIRO / RIO DE JANEIRO
MAIO 2013
DANIELE TEODORO FERREIRA
MATRÍCULA 201210021196
TÍTULO
Trabalho apresentado à Diretoria de Ensino à Distância para cumprimento de exigência da Disciplina Introdução à Sociologia da Violência do Curso de Especialização em Gestão e Políticas Públicas de Segurança.
Prof.: Ralph Ribeiro Mesquita
RIO DE JANEIRO / RIO DE JANEIRO
MAIO 2013
AZULAR, Alba. Oito temas para debate. (Violência e segurança pública). 2001
Alba Azular é professora titular de antropologia no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do NUPEVI (Núcleo de Estudos das Violências) e assessora do Prefeito do Rio de Janeiro para Segurança Participativa.
Resumo: A autora aborda no texto uma das questões mais discutidas no país, com ênfase nas suas possíveis causas, que no momento são as mais comentadas e veiculadas nos meios de comunicação de massa. A pobreza, a desigualdade social, a cultura da violência o uso legitimado da violência por parte dos agentes da segurança pública ou não , são alguns dos aspectos abordados no texto sobre a violência. A autora relata ainda sobre a influência do tráfico armado em localidades onde a violência age de uma maneira mais intensa sem a presença ou com conivência do próprio Estado.
“O tema da violência no Brasil assumiu grande importância na discussão pública e tomou um rumo muito marcado pela recente história política do país e pelo papel que nela tiveram os intelectuais que trabalhavam nas universidades e organizações não governamentais.”
“A pobreza é a causa da criminalidade. Esta afirmação, repetidamente utilizada na defesa dos pobres, mas que justifica a preferência, carregada de suspeitas prévias, que