Asbestose, silicose e doença de tay-sachs
Asbestose é uma doença causada pela aeração do pó de amianto, também chamado de asbesto. É uma tentativa de cicatrização do tecido pulmonar, causada pelas fibras minerais de silicatos do asbesto. A asbestose é uma formação extensa de tecido cicatricial nos pulmões causada pela aspiração do pó de amianto.
Porem o que é pó de amianto? é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências química, térmica, eléctrica e à tração muito elevadas e que além disso pode ser tecido. alterações características ao tórax, Para determinar se um tumor pleural é canceroso, o médico pratica uma biopsia que é extracção de uma pequena porção de pleura para ser examinada ao microscópio
As doenças causadas pela inalação de amianto podem prevenir-se diminuindo ao máximo o pó e as fibras de amianto no local de trabalho. A maioria dos tratamentos para a asbestose alivia os sintomas; por exemplo, a administração de oxigênio alivia a dispneia. Há casos em que o transplante do pulmão deu resultados muito positivos na asbestose.
Silicose
A silicose é uma doença pulmonar ocupacional causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina, e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores ao pulmão. Provoca na sua forma aguda dificuldades respiratórias, febre e cianose. Pode ser confundida como edema pulmonar, pneumonia ou tuberculose. Foi identificada pela 1° vez por Bernadino ramazzini em 1705.
A silicose aguda é a forma mais rara da afecção. Associa-se à alta exposição ao pó de sílica livre, por períodos que variam de meses a anos. Esta forma é habitualmente observada em operários que trabalham com jatos de areia ou moagem de pedra. A dispnéia é incapacitante, podendo evoluir para insuficiência respiratória. O paciente também