Introdução à biologia celular
“organelas”
Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (E-mail)
Introdução à Biologia Celular
Estrutura Celular: de acordo com o tipo estrutural de célula que compõe o corpo dos organismos, ele podem ser classificados em Eucariontes e Procariontes.
Os Vírus: não são considerados seres vivos, pois não possuem organização celular. Assim, pode-se afirmar que a célula é a unidade biológica de todos os seres vivos. Microscópios: São instrumentos fundamentais para o estudo das células. Eles são classificados em dois tipos: Óptico e Eletrônico. As células são as menores unidades de um ser, podem ser de vários tamanhos e ter várias estruturas.
Biologia Celular
Célula eucariótica Animal
CÉLULA EUCARIÓTICA ANIMAL
Células
Membrana Plasmática
Dupla camada de fosfolipídeos com proteínas inseridas. Permeável e seletiva. Controla a entrada e saída de substâncias na célula.
ORGANELAS
Citoesqueleto: Forma e sustentação da célula. Movimento de organelas.
MICROTÚBULOS
São pequenas estruturas cilíndricas e ocas. São formados por uma proteína globular –tubulina- que se dispõem em um padrão helicoidal, formando uma parede de túbulo. A função principal dos microtúbulos é atuar como uma espécie de “andaime” celular, fornecendo suporte estrutural para manter tanto a FORMA da célula quanto a DISPOSIÇÃO interna das organelas citoplasmáticas.Os microtúbulos formam os filamentos protéicos que participam dos processos de divisão celular, orientado o deslocamento dos cromossomos durante esses processos.Os microtúbulos participam da formação de estruturas mais estáveis, com formas mais constantes,como os centríolos, cílios e flagelos. É o centríolo responsável pela formação dos cílios e flagelos.
MICROFILAMENTOS
São formados por várias moléculas de uma proteína globularactina.Os microfilamentos, juntamente com outra proteína chamada MIOSINA, formam os principais