Riscos e impactos ambientais na areas de espansao urbana
RONI JOSÉ RODRIGUES Eureides Gomes Soares Vinicius da Silva Morais
ESTACAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE MUNICIPIO DE
PONTES E LACERDA – MT
PONTES E LACERDA
2012
RONI JOSÉ RODRIGUES Eureides Gomes Soares Vinicius da Silva Morais
ESTACAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICIPIO DE PONTES E LACERDA – MT
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o curso de gestao ambiental
Orientador: Prof
Kenia Zanetti
Cristina C.Krawulski
Ewerton de Oliveira Pires
Willian Luiz da Cunha
PONTES E LACERDA
2012
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar as características da estação de esgoto de Pontes e Lacerda município brasileiro do Estado de Mato Grosso, localizado a 450 km de Cuiabá com uma população de 41.741 habitantes de acordo com IBGE 2010, possui uma área de 8.423 km².
Sendo assim em um período de uma semana foram realizadas entrevistas, questionários e pesquisa em campo acerca da realidade do tratamento de esgoto no município.
Visando a prática que iremos exercer enquanto gestores ambientais a pesquisa nos propicio expandir nossos conhecimentos acerca da realidade de nosso município no que tange ao tratamento de esgoto nos possibilitando estabelecer uma analise critica, construtiva e reflexiva de nossas futuras práticas.
Atualmente fala se muito em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, destacando assim o tratamento de esgoto visto que o mesmo é aliado ao ambiente, uma vez que a água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções.
O esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a